RÉCITA COM ROBERTO PIVA, CLAUDIO WILLER & AFONSO HENRIQUES NETO

em

7 de outubro, Domingo, às 15 h.

Três dos maiores autores contemporâneos trazem sua Poesia-à-Beira-do-Abismo para a cidade.

 

 

Ponto de Cultura LABORATÓRIO DE POÉTICAS

Imaginário & Diversidade Cultural em Diadema

 

Centro de Memória  (Av. Alda, 255, Praça da Moça, Diadema) . São voltadas a escritores, pesquisadores, artistas & interessados em geral (maiores de idade). Não há necessidade de inscrição prévia. Programação sujeita a alterações.

 

Metro Jabaquara (15 minutos), Trolebus até Diadema, descer na parada Castelo Branco. O Centro de Memória fica ao lado da Casa da Música, próximo a Praça da Moça; é de fácil acesso.

-=—–

 

 

 

Ponto de Cultura LABORATÓRIO DE POÉTICAS

Imaginário & Diversidade Cultural em Diadema

 

Laboratório de Poéticas é o primeiro Ponto de Cultura (MinC, Prefeitura Municipal de Diadema, Secretaria de Cultura) a instalar antenas & criar raízes na cidade. Desde maio de 2007 reúne, todos os sábados, no porão do Centro de Memória, um conselho editorial formado por 15 escritores, pesquisadores & artistas com trajetória na vida cultural local, para discutir textos, imagens & idéias – suas & de outros criadores culturais.

 

A principal ação do Laboratório é a produção de uma revista voltada à diversidade cultural. Essa publicação, em versão impressa & versão digital (site), vem trazer à tona a multiculturalidade & o imaginário da cidade – do graffiti ao cordel, do candomblé à música eletrônica, do rock à filosofia, da política à poesia, do ecologismo às tradições mágico-religiosas.

 

A revista Laboratório de Poéticas (Antenas & Raízes) desenvolve ainda encontros com escritores, pensadores & griôs (portadores de tradições ancestrais). Está preparando também uma biblioteca especializada em questões de diversidade cultural.

 

Laboratório de Poéticas não é literatura. Ele atua na transversalidade, nos cruzamentos entre Palavra, Pensamento & Imaginário. Poesia & ficção, jornalismo & ensaio, ciência & filosofia, culturas tradicionais & culturas experimentais, culturas híbridas & contraculturas. Sua linha é independente & alternativa, marcada pela liberdade de pensamento & expressão. Laboratório de Poéticas = imaginário social + diversidade cultural. Sem Diferença não há Vida.

 

 

encontros programados para 2007

 

 

de 12 de setembro a 13 de novembro

ENCONTROS COM CLAUDIO WILLER

Todas as quartas, às 19h30, o poeta, tradutor & crítico Claudio Willer, referência da poética beat & surrealista no Brasil, orienta o ciclo inicial da oficina Poetas & Cidades. Este primeiro ciclo, um contato inicial com os poetas de Diadema, é voltado às relações entre vida & poesia. O segundo ciclo, programado para 2008, abordará as relações entre poesia & metrópole na modernidade.

 

 

de 15 de setembro a 15 de dezembro

ENCONTROS COM PESQUISADORES DA CIDADE: NÚCLEO LE HASARD

Sempre no terceiro sábado de cada mês, às 19 h. O Núcleo de Pesquisa Le Hasard realiza o Café por Acaso, com mediação de Jimmy Brandon Ávila, ex-pesquisador social do Instituto Fernand Braudel, & William Figueiredo, encenador de teatro & performance. O ciclo Pós-Modernidade abordará os tópicos:

         -15/9: origens da pós-modernidade;

         -20/10: o capitalismo tardio;

         -24/11: o relativismo & o pensamento teórico;

         -15/12: as vanguardas artísticas do pós-guerra.

 

 

22 de setembro, 20 de outubro, 1º de dezembro

ENCONTROS COM ROBERTO PIVA

Nestes três sábados, às 15 h, o mais transgressivo dos poetas brasileiros orienta seus Encontros Órficos, falando de poesia, erotismo, xamanismo & outras experiências viscerais.

 

 

(data a confirmar)

ENCONTRO COM O PONTÃO DE CULTURA DO KAOS

Durante a inauguração oficial da rede de pontos de Diadema, o Pontão do Kaos de Jorge Mautner vem à cidade falar de sua experiência com a multiculturalidade brasileira.

 

 

7 de outubro

RÉCITA COM ROBERTO PIVA, CLAUDIO WILLER & AFONSO HENRIQUES NETO

Domingo, às 15 h. Três dos maiores autores contemporâneos trazem sua Poesia-à-Beira-do-Abismo para a cidade.  

 

27 de outubro

ENCONTRO COM MARCELINO FREIRE

Sábado, das 10 às 17 h. O premiado ficcionista Marcelino Freire, considerado autor-revelação do momento, orienta a oficina de prosa Algumas Narrativas Breves & Outras Nem Tanto.

 

 

7 a 11 de novembro (Belo Horizonte, MG)

Lançamento da revista Laboratório de Poéticas (Antenas & Raízes) no Encontro Nacional de Pontos de Cultura (TEIA), em Belo Horizonte , MG, com récita de editores & colaboradores.

 

 

17 de novembro

ENCONTRO COM SERGIO VAZ & COOPERIFA

Sábado, às 15 h. Sergio Vaz fala da experiência da Cooperifa, récitas populares de poesia em bar da periferia da Grande São Paulo, & dá uma canja em Diadema.

 

 

5 de dezembro

ENCONTRO COM LUÍS ALBERTO DE ABREU

Quarta, às 19 h. O dramaturgo & pesquisador Luís Alberto de Abreu orienta a discussão Narrativa & Oralidade. Este encontro está vinculado à pesquisa sobre narrativa & oralidade realizada pelo Núcleo Le Hasard no Sítio Joaninha de Diadema, que estará em exposição no RECAD no mesmo período.

 

 

 

Centro de Memória  (Av. Alda, 255, Praça da Moça, Diadema) . São voltadas a escritores, pesquisadores, artistas & interessados em geral (maiores de idade). Não há necessidade de inscrição prévia. Programação sujeita a alterações.

Trolebus até Diadema, descer na parada Castelo Branco. O Centro de Memória fica ao lado da Casa da Música, próximo a Praça da Moça; é de fácil acesso.

3 comentários Adicione o seu

  1. disse:

    Boa noite.
    Quero participar do encontro com o Marcelino, você sabe me dizer se é necessário fazer inscrição? Qual o procedimento?
    Obrigada. Abraços

    Curtir

  2. disse:

    Oi, boa noite. Você sabe me informar se é necessário se inscrever antes para participar do evento com o Marcelino no dia 27?
    Abraços

    Curtir

  3. Oi Lê,

    Segundo as informações que recebi e repassei no blog, “Não há necessidade de inscrição prévia”…
    Porém, é sempre bom confirmar antes no local.
    A descrição de como chegar está lá no final do post, blz?

    Espero ter ajudado…
    Bjos.

    Curtir

!Inquiete-se!