A releitura de António

No dia 02 de julho do ano passado (2016), eu estava trabalhando no stand literário do meu querido amigo Duarte Pereira (Snob), na feira de livros de Braga, Portugal, quando recebi uma inesperada e agradabilíssima visita… Era António Barroso, o menino-todo-faíscas que me inspirou a escrever o texto Aquela palavra – 3/30: Enovescências*”, simplesmente alguns dias antes daquele encontro.

Havíamos nos conhecido durante uma aula de literatura em Taipas, Concelho de Guimarães, num local chamado “Banhos Velhos”, um balneário termal da época dos romanos. Antes da amizade, aquela aula me trouxe uma personagem: necessitava escrever sobre ele, suas partituras tão próprias, suas crepitações dilacerantes.

Eis que escrevi, postei. Duarte (o amigo livreiro que citei acima) leu e fez a ponte de uma amizade que seguirá pela vida inteira.

Pois bem. Durante a inusitada visita na feira do livro em Braga, saiu este vídeo (que eu fiquei de postar desde então, não é, António? Vai atrasado, mas vai com todo o meu coração). Ele faz uma espécie de releitura sobre o texto, e consegue captar coisas sobre meu processo criativo que eu mesma estava em dúvida se deveria colocar ali ou não. Percebe também o poema de dentro daquelas linhas prosaicas (pra quem não sabe, ou ainda não percebeu, eu venho da poesia. E tento correr pra prosa, por pura teimosia).

Peço desculpas pela minha voz (na minha percepção) um tanto acima do tom. Foi realmente tudo de improviso, e meu celular estava muito próximo à minha boca, então… Bom, foi como deu para ser. E foi lindo. Vou te dizer que “saudade” define muito bem ❤

*Trata-se de uma série de 30 textos que falará do sentimento do Amor, sem citar a palavra e em, no máximo, 1000 caracteres (série de textos que, aliás, resolvi retomar agora).

!Inquiete-se!

